segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sinceridade X Franqueza



Pare e pense por um minuto,quantas vezes ao dia nós sentimos a necessidade de sermos sinceros ou francos ,com os que nos cercam,ou deveras conosco!Pois é,pensando nisso,resolvi deixar aqui registrado o que na minha humilde opinião vem a ser sinceridade e franqueza.Vamos lá,se procurarmos no dicionário,ou na web teremos a seguinte descrição:
Sinceridade: é o mesmo que sincero,aquele que diz a "verdade",que tem lisura de caráter!
Franqueza:qualidade daquele que é franco,sincero,liberalidade.
Bem então quando sou franco,estou sendo sincero e meu caráter tem uma lisura fina e delicada,nem sempre,muitas vezes usamos da franqueza para exarcebar um defeito ou um deslize alheio de caso bem pensado!Somos seres humanos e não "Deuses do Olimpo",muitas vezes erramos e erramos feio,podemos usar a sinceridade acoplada a franqueza para deixar pessoas constrangidas,exemplo típico usado nos toilets femininos quando uma rival adentra o espaço,e encontra a outra,vamos lá:

-Lindinho este teu vestido,mas sinceramente "fulana" o que usou no outro evento a deixava com a impressão de que fosse mais esbelta,boa festa e aproveite tchau!!!

Realizou?Pois é para sermos sinceros é necessário usarmos de amor,é preciso dizer algo,que realmente é deve ser ditotem que ser relevante, com sutileza ,delicadeza e sem segundas ou terceiras intenções!Sinceridade prá mim,é um edificador de relações,nenhuma relação,começando pela familiar,tem futuro mais promissor sem estar embasada na sinceridade e franqueza ,e sobre esta, costumo dizer , que são meus parêntesis sim ( ),se um aluno meu me mostra uma redação feita por ele,aos 10 anos de idade e me indagar se está boa,eu direi sim ela está muito boa é meu ato de sinceridade,porém abro mentalmente meus parêntesis e penso(está boa sua redação sim, para a SUA IDADE).Sinceridade em minha vida é dizer o que penso em relação à situações e pessoas,de forma tranquila,sem conteúdo de crítica mas de aprendizado,e uso sempre a franqueza nos parêntesis que exemplifiquei acima.Pois a franqueza é a liberdade que temos de exarcebar a sinceridade,e nem todos estão prontos para receber esta "ducha" em todos os momentos da vida!Muitas vezes nem eu e nem você.Bem então,podemos supor que a Tia Kate,não usa de franqueza nunca?Sempre esconde sua franqueza em um gancho?Não,não o faço,só uso da sinceridade sem os parêntesis da franqueza,quando se esgotam meus recursos de amor,compaixão,serenidade e dignidade ao falar honestamente,e como os atributos acima geralmente abrem mais portas do que mil lanças,eu consigo ser sincera,alcançar meu objetivo sem precisar usar de uma liberdade que muitas vezes não possuo com o "alvo".Resumo da ópera (risos),sinceridade é a maneira aberta ,sutil e inteligente de dizer o que você acha franqueza é o arrebalde mais gritante para que você se faça ouvir!
Ah,antes de ir,deixo um adendo,seja sincero consigo mesmo,mas nunca auto crítico imtepestuoso,lá fora no Universo já vai encontrar muita gente fazendo isso com você!
Beijos sinceros e francos sim bem francos,aos queridos leitores e visitantes do blog E nesta segundona ,sinceramente a Tia Kate,disse...

3 comentários:

  1. Desculpem o erro de digitação no imtempestuoso esqueci de colocar a letra M!Bjos,beijossssssss! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Kate o m e o n estão muito próximo no teclado, adorei seu texto, é a primeira vez que venho aqui, já passei apuro em flar a verdade, não penso , já falo, ser simplória é minha personalidade, mas tento melhorar, acho que tudo está bom, que tudo dá certo, não vejo problemas em nada, logo penso na solução, no entanto, estou aprendendo que não é bem assim.......bjks....boa semana pra vc....Gil

    ResponderExcluir
  3. As vezes é melhor não falar nda se vc não quiser ter inimigo, será q vale a pena perder o tempo precioso da vida sendo franco sem ter necessidade? Agora, qdo é urgente opinar, vale ser sincero e franco. Abçsss

    ResponderExcluir